Claude Monet

Monet
Nascido na França, no ano de 1840 tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Uma de suas obras deu nome ao movimento artístico impressionista, “Impressão: Nascer do Sol”.

Começou sua carreira artística marcado por dificuldades financeiras. Porém obteve sucesso na década de 1870. Suas obras tinham como temática principal, paisagens da natureza.

Usava de formas harmônicas as cores e luzes, com imagens belas e fortes. Usou temas aquáticos também, como nos murais do museu l’orangerie.

Morreu em 1926, na França, com um belo legado artístico. Críticos consideram Monet um dos mais importantes pintores até hoje.

Principais obras de Monet:

Estuário do Sena

Impressão, Nascer do Sol

Ponte sobre Hève na Vazante

Camille

O vestido verde

A floresta em Fontainebleu

Mulheres no Jardim

Navio deixando o cais de Le Havre

O molhe de Le Havre

Mulheres no Jardim:

MULHERES NO JARDIM

Em 1866, Monet resolve arriscar e pintar numa grande tela, do tamanho geralmente usado para quadros históricos: 2.55m x2.05.A ambição do jovem Monet era ainda maior que o tamanho da tela. Como conseguir integrar os personagens na paisagem, com a impressão do ar e da luz que por ali circula aparente na tela?

O pintor encontra uma resposta ao pintar as sombras e a luz, o sol furando a massa verde das plantas, reflexos claros na penumbra. Émile Zola escreveu a respeito do salão onde Monet expusera seu quadro: “O sol bate em cima das saias brancas, que brilham; a sombra doce de uma árvore desenha na aléia uma grande toalha cinza. Nada mais estranho como efeito. É preciso amar imensamente seu tempo para ousar semelhante “tour de force”, tecidos cortados em dois, pela sombra e pelo sol”.

Os rostos são indefinidos, não podem ser chamados de retratos. Camille, a companheira e modelo do pintor, posou para as três figuras à esquerda. Monet transmite com leveza a brancura dos vestidos: ele introduz o branco solidamente na estrutura da composição _ toda em verde e castanho, por conta da árvore que ocupa o centro da tela e do caminho aberto na mata.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: